segunda-feira, 16 de junho de 2014

Um presente para os fiéis no dia de Santo Antônio

No último dia 13 de junho, os católicos comemoraram Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares do mundo. Em Forquilhinha, a igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus fez uma celebração especial para lembrar a data. Casais, namorados e devotos foram convidados a participar da missa celebrada pelos Freis da Paróquia. A igreja ficou lotada.
Durante a celebração, os fieis acompanharam um pouco da história de Santo Antônio que em vida se dedicou a pregação do evangelho e a proteção dos pobres. 13 de junho foi a data de sua morte aos 36 anos, em 1231.

Pessoas da comunidade participaram da missa com procissão de símbolos que lembram Santo Antônio, como o lírio, que representa a pureza, e o cesto de pães, que é a doação aos pobres. Os casais de namorados e os eternos namorados receberam uma benção especial do Frei Jacir, que pediu compreensão, respeito, e principalmente amor entre eles .

Mas a grande surpresa mesmo ficou para o fim da celebração. O povo ficou admirado quando casais entraram na igreja segurando várias tortas com a imagem do santo na cobertura. Eles também receberam uma benção e em seguida, a comunidade pode confraternizar.
Mais de quinhentos quilos de bolo foram partilhados entre centenas de pessoas de várias comunidades do município. Durante esse momento mais uma surpresa. Lembranças de Santo Antônio foram colocadas dentro do bolo. E cada vez que alguém encontrava uma delas, Santo Antônio era exaltado: “Viva Santo Antônio!”
O gesto foi uma forma de unir as comunidades em um momento especial de partilha e doação, como fazia Santo Antônio. Mais do que pregar a palavra, ele foi um exemplo de vida cristã, de amor a Deus e caridade com os irmãos.



Colaboração: Eliane Gonçalves

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog