terça-feira, 20 de setembro de 2016

PEREGRINAÇÃO À PORTA SANTA E RETIRO DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO E DA PALAVRA



Com o tema: “Ministros: Homens de Comunhão e da Misericórdia” aconteceu no dia 18 de setembro, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, o Retiro, Peregrinação e Passagem  pela Porta Santa da Misericórdia para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística e da Palavra.
O encontro reuniu mais de 1300 ministros extraordinários de todas as comunidades da Diocese de Criciúma. O café partilhado teve início às 8 horas no Salão Benfeitores de Caravaggio e a acolhida e Oração da Manhã foi conduzida pelo Assessor Eclesiástico da Pastoral Litúrgica Padre Maxssuél Mendonça e pela Coordenação da Comissão Diocesana de Liturgia.
“Quando o Papa convoca o Ano da Misericórdia, ele quer levar a todos o Evangelho da Misericórdia, ele quer que a gente encontre, de fato, no evangelho, a Misericórdia”  pontuou o Padre Oscar Paulo Pietsch, Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, de Florianópolis quando conduzia a primeira formação do dia.  Alertou os Ministros para que garantam o “pão da unidade” em suas comunidades, apoiando, valorizando, acolhendo e respeitando as diferenças. “ O Ministro, a Ministra, é um homem, uma mulher, que dá o coração. E para dar o coração, para viver realmente a misericórdia, precisa trabalhar esta unidade a partir de si mesmo; a missão sua dentro da comunidade”, enfatizou.
Por volta das 11 horas, com a Igreja totalmente lotada teve início no Santuário a Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach e concelebrada pelos padres Maxssuél Mendonça, Waldemar Carminatti e Frei Ivo Müller, OFM. O Bispo manifestou sua enorme alegria ao ver tantos leigos e leigas a serviço de Deus, nas pequenas e grandes comunidades.” Vocês são uma presença maravilhosa na Igreja e uma benção para milhares de pessoas que vocês acompanham, visitam e servem.Aqui na casa da Mãe, isto tem um significado todo especial” falou o bispo recordando nossa Mãe Maria em sua trajetória terrena.
Após um gostoso almoço, o período da tarde foi reservado para a catequese sobre as indulgências e o significado da Porta Santa  no Ano da Misericórdia com o Padre  Maxssuél e a Coordenadora da Comissão Diocesana de Liturgia, Tânia Antunes. Na sequência, Padre Joel  conduziu a reflexão, o exame de consciência e ao arrependimento através do Sacramento da Confissão, auxiliado por diversos padres e freis das diversas paróquias.
O encontro foi finalizado com a Peregrinação e passagem pela Porta Santa e Adoração solene ao Santíssimo Sacramento.
“O Retiro foi idealizado pela Subcomissão e aprovada na Assembleia Diocesana de Liturgia, que aconteceu no Maracajá , em novembro de 2015. Durante o ano de 2016, várias reuniões foram feitas para sua organização. Nos últimos sessenta dias os convites foram encaminhados às comarcas e paróquias. Nossa expectativa inicial era de 700 participantes. Este número praticamente dobrou, para nossa surpresa . Todas as comarcas da Diocese estavam bem representadas. Com a colaboração dos párocos e o grande empenho da nossa equipe que é composta por Ministros de todas as Comarcas nossos objetivos foram alcançados. Deus seja louvado por nos permitir este rico momento de proximidade, entrega e amor à Santa Eucaristia!” enfatizou o Coordenador da Subcomissão Diocesana dos Ministros Claudinei Vaz de Jesus.


Colaboração: Rosemary de Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog