domingo, 29 de março de 2015

Catequistas participam de formação sobre CF 2015

Um compromisso para 2015. Foi assim que encerrou o estudo da Campanha da Fraternidade com as catequistas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha.
Quase 150 catequistas participaram do estudo sobre a CF deste ano. Fraternidade: Igreja e Sociedade com o lema Eu vim para servir. Durante o encontro foram apresentados alguns números sobre a realidade das famílias brasileiras e projetos em que a igreja teve importante participação, como a lei da ficha limpa.
A igreja sempre esteve junto com a sociedade lutando pela dignidade do ser humano como nos revela o evangelho de Marcos através do exemplo de Jesus Cristo: "Eu vim para servir e não para ser servido". A história da sociedade brasileira traz as marcas do serviço da igreja aos mais necessitados.
Depois de uma apresentação do Pároco Frei Jacir e da jornalista Eliane Gonçalves, o coordenador paroquial de catequese, Rafael Machado propôs uma atividade aos catequistas. Eles tiveram que identificar os problemas existentes nas comunidades e colocaram uma meta para o ano de 2015, onde devem trabalhar com os catequizando e suas famílias.
A ação sugerida também faz parte do ser vir dos catequistas, que dispõem de tempo para ensinar a Palavra, o Cristo ressuscitado e como as crianças e os adolescentes podem se colocar a serviço dos irmãos, principalmente dos mais pobres.
A atividade também levou a uma reflexão sobre as sementes semeadas durante a catequese e que podem render bons frutos se bem cultivadas. Os catequistas receberam a missão de cuidar dessas sementes sendo animadores na fé e dando exemplo de serviço.
O encontro começou com duas perguntas: o que fazer? E por onde começar? E terminou com o compromisso que os catequistas assumiram para o ano de 2015: ensinar o serviço para a edificação do Reino de Deus. Quem serve ao próximo participa da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica.

Colaboração:Eliane Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog